Björk . Crystalline



Grandes notícias para fãs da sempre imprevisível Björk. A cantora continua a provocar aos poucos antes do lançamento oficial de Biophilia, o oitavo e provavelmente o mais indisciplinado álbum de sua carreira. A novidade é que o aplicativo que acompanha o projeto já está disponível junto aos dois singles Crystalline e Cosmogony na iTunes Store.
Biophilia chega completo às lojas no dia 27 de Setembro em cinco versões diferentes. Até lá já teremos conhecido a super produção visual para Crystalline, provida pelo amigo e colaborador artístico de longa data de Björk, Michael Gondry. A previsão é que em 26 de Julho o clipe esteja postado no Youtube.
Como alguns de vocês já sabem esse será um trabalho multi-media que inclui um disco, um aplicativo, um novo website, um documentário, novos instrumentos musicais, shows Ao Vivo e workshops. A cantora trabalhou ao lado de programadores, cientistas, compositores, inventores e luthiers para criar um universo único de exploração das "forças físicas" -- um encontro de Música, Natureza e Tecnologia --. Entre as cinco versões de Biophilia estão uma em forma de caixinha de jóias contendo versões digitais de cada faixa; outra em vinil e uma com o chamado Manual Biophilia, um livro de 48 páginas com capa dura exclusiva e coberto de tecido. Sim, é por isso que ela tem um intervalo tão grande de produção entre os álbuns!
Estampando a capa da Revista Billboard esse mês [ao lado de uma frase que questiona se esse será o futuro da Música] a visionária fala sobre a carga de ambição presente em mais esse passo, explica os detalhes básicos de utilização do aplicativo e os conceitos que envolvem suas novas apresentações Ao Vivo. Algo interessante que foi revelado na entrevista é o fato de alguns joguinhos de acompanhamento não serem visuais, mas sônicos. As ações que o usuário praticar ao escutar as músicas através do aplicativo transformarão a estrutura das canções. Ela explica melhor...
"No jogo de Crystalline, que foca nas transformações que a natureza sofre, os jogadores poderão navegar entre túneis cobertos de Neon em diferentes cores, usando o iPad como volante e coletando cristais que têm o poder de transformar a mixagem do som. Eu não queria que essa conexão entre música e interface fossem superficiais. Precisava ser nuclear."
Como se quebrar as regras da maneira com que a música é executada não fossem o bastante, Björk pode provocar uma nova febre ao mudar a forma de fazer turnês. Ao invés de viajar e fazer um único show nas cidades, ela se instalará como residente por semanas e para cada show trará um palco customizado e instrumentos nunca antes vistos. A cantora nos deu uma prévia de como funcionará isso no último show que fez em Manchester, quando performou com suporte de um coral com 24 vozes, orquestrados por um iPad e pela instrumentação exclusiva que introduzia o gameleste e algumas harpas de pêndulo [uma coleção de quatro harpas que produziam um som novo por estarem penduradas no ar]. Durante a visita para os shows, Björk visitará escolas locais e ONGs de educação onde possa ensinar sobre os vários elementos que compõem a Música através do iPad.


Abaixo, o menu do software...


Comentários

Postagens mais visitadas